sexta-feira, 22 de maio de 2009

Projeto Autonomia, uma história de amor!

Esta história teve começo em 15 de fevereiro, quando fui participar de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a Funcação Roberto Marinho. O objetivo era dar formação continuada aos professores da Educação Básica, para que atuassem, numa nova proposta metodológia, com vistas a corrigir a distorção idade/série dos alunos com 15 anos ou mais, matriculados no 6º e 7º do ensino fundamental e os a partir de 17 anos na primeira série do ensino médio.
O Projeto Autonomia, fundamentado em Paulo Freire, vem dividir minha vida profissional em duas fases - a da lagarta e borboleta. Apesar de alguns anos de experiência no magistério, hoje vejo, que até então eu era apenas uma lagarta, que concluiu o curso normal , o ensino superior e vinha me alimentando. Meu alimento foi na verdade, cada aluno, cada turma, cada experiência, cada erro e acerto que me convenceram de estar realmente na profissão certa. O Autonomia, é o alimento que faltava, neste vasto cardápio que é a educação. No momento, estou no casulo, em processo de transformação e minha primeira turma neste projeto, fará parte do meu renascimento, da minha metamorfose em borboleta. Cada novo aluno, a sua maneira, com seu jeito e personalidade é a flor onde repouso minhas esperanças e certezas de que a educação é o caminho para o sucesso.

Nenhum comentário: