quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cidadania, resgatando a auto estima

Antes de qualquer coisa é preciso voltar a acreditar.


Depois de tantos anos fora da escola , várias repetências, tentativas e desistências, é difícil acreditar que desta vez será diferente.

O resgate da auto -estima, precisa ser feita diariamente. O professor precisa estar atento a qualquer evolução do aluno, ainda que bem pequena, valorizando-a, de forma a contribuir para permanência e desenvolvimento qualitativo do discente.






Duas atividades propostas, contribuíram de forma muito positiva para que cada aluno se sentisse valorizado e importante. A primeira foi a criação da Árvore da Autonomia, que além de possibilitar a problematização da importância dos vegetais, suas partes constituintes (raízes, caules, flores e frutos), a diversidade e importância das frutas na dieta dos brasileiros, permitiu o reconhecimento no outro, de uma qualidade, que seria o seu sobrenome. A produção envolveu não só a turma, mas acabou contando com colaborações externas, como as dos professores de informatica e Artes, por exemplo.




Cada aluno teve seu nome associado a uma característica positiva, demostrada com frequência em classe. Um galho seco foi devidamente preparado (por nossa Diretora: Maria José, que adorou a idéia) e nele pendurados todos os rebentos da Autonomia, sob o seguinte slogam: "Na árvore da Autonomia os frutos tem nome e sobrenome."






Frutos da Autonomia


"Neste céu todos somos estrelas", foi o tema do nosso segundo trabalho de valorização do outro, um mural coletivo, enfocando o dia do aniversário de cada um aluno, elevado a condição de estrela, com direito a brilhar.

Este trabalho, além de ornamentar a sala e permitir que cada aniversário seja devidamente comemorado, ainda serve para dinamizar a abordagem dos conteúdos sobre o céu e seus corpos celestes, na disciplina de Ciências ou coletivos (constelações) em Língua Portuguesa, produção textual em forma de entrevista (a vida do aniversariante do dia) e onde mais nossa criatividade nos levar.






Bem, por enquanto ficamos por aqui. Espero que estas atividades, embora simples, possam servir de caminho para a socialização aluno/aluno e aluno/professor, no cotidiano escolar. Dê asas a sua imaginação e bom trabalho.

Um abraço











Nenhum comentário: